Srs. Encarregados de Educação,
Os meus cumprimentos.
O surto de Covid-19, foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de casos confirmados, que passou de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.
As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.
O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Direcção do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, segue as medidas implementadas:
Educação:
5. Estabelecimentos de ensino (escolas, universidades, creches, ATL)
- Suspensão de todas as atividades escolares (letivas e não letivas) presenciais, a
partir de segunda-feira e pelo período de duas semanas.
- Reavaliação a 09 de abril quanto ao 3.º período.
Serviços Sociais:
6. Lares: Suspensão de visitas a lares em todo o território nacional.
Parafraseando o nosso Presidente da República “continuemos mobilizados, mas serenos, preocupados, mas disciplinados, percebendo que só com paciência e contenção, cumprindo as medidas tomadas, evitando situações de risco e ficando em casa sempre que possível, pensando nos mais vulneráveis, sobretudo nestas próximas semanas, será possível criar condições para moderar e depois travar a pandemia e tratar, em unidades de saúde e em casa, os pacientes”
Aproveito para informar que estão suspensos todos os atos de culto, bem como de catequeses e reuniões na Igreja Paroquial e Irmandades de S. José das Taipas e S. João Novo.
Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.
Permaneçamos em oração pessoal e familiar, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.
Porto, 13 de Março de 2020
O Presidente da Direcção do CSPNSV
Pe. Agostinho Cesário Jardim Moreira